quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Cordilheira - Daniel Galera

O primeiro contato que tive com as obras de Daniel Galera foi o livro Mãos de Cavalo. Este, estava na lista de livros para o vestibular 2011/1 da Universidade Federal de Goiás, acompanhando grandes clássicos da literatura brasileira como, Memórias de Um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida), O Demônio Familiar (José de Alencar) e I-Juca Pirama (Gonçalves Dias).

Ao contrário destes verdadeiros mitos literários que à príncipio não geram grande interesse no leitor casual, Mãos de Cavalo, além de ter linguagem próxima da oralidade do cotidiano,  a temática do livro é a busca por identidade. "Até que ponto é possível decidir como queremos ser e que imagem os outros terão de nós? Talvez definir isso racionalmente seja tão inviável quanto decidir se queremos ou não amar uma determinada pessoa." diz o autor. Características que tornam a obra mais atrativa ao, por exemplo, leitor de ônibus, que entre uma viagem e outra procura uma leitura mais fácil e simples, o que não tira a qualidade do livro.

Buscando mais títulos de Galera, encontrei o Cordilheira.

SINOPSE: Recém-saída de um relacionamento amoroso e ainda sob impacto do suicídio de uma amiga, uma escritora resolve aproveitar o lançamento da tradução argentina de seu romance, considerado pelo público e pela crítica uma das melhores surpresas da nova literatura brasileira, para passar uma temporada em Buenos Aires.

Cordilheira gira em torno de um recomeço: ao se envolver com um misterioso fã argentino e conviver com seus amigos de hábitos bizarros, a protagonista começa a deixar o passado para trás e a se tornar algo que ainda não sabe bem o que é. Além de uma história de perdas, encontros e desencontros, Cordilheira também é uma reflexão sobre vida e arte, seus limites nem sempre definidos e a maneira como essa sobreposição, em meio aos sonhos e impasses de quem cedo ou tarde precisará enfrentar a realidade, pode acabar mudando os destinos individuais.

Com certeza Cordilheira estará na minha lista de Livros 2011, e claro, Mãos de Cavalo (outra vez =P)

Título: Cordilheira
Autor: Daniel Galera
Ano: 2008
Páginas:  176

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente.
Deixe seu escrito no Velhos Escritos