quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Peculiaridades da língua

O redator desta coluna é meio distraído e sempre acaba escrevendo algo em desacordo com norma padrão. Sua tarefa, leitor, é encontrar esses desvios. Mãos à obra! ______________________________________________

Você, como bom falante do português, bem sabe que existe modos diferentes de expressão linguística. As pessoas tem maneira peculiares de falar, por exemplo, segunda sua região de orijem ou mesmo aquela em que morem por muito tempo. Às vezes a diferença é tão marcante, quê fica difícil há falantes da mesma língua entenderem de imediato o que o companheiro de língua pronuncia. Imagine-se só numa roda de bate-papo em que alguém pessa para você ir buscar a lambreta. E você, depois de questionar-se sobre a posse desse veículo, descobre, espantado, que se trata, na conversa, de... um par de chinelos! Pois é: em alguns lugares, como o norte fluminenese, esse é o significado de ''lambreta''.

Outro fator que marca diferenças é a situação em que o falante se encontra: se menas ou mais formal. Num ambiente descontraído, como uma praia, podemos perfeitamente dizer ''Me dá um sanduíche natural''. Aliás, usar o ''me'' em início de frazes é próprio do português do Brasil. Podemos dizer, ainda, que o sanduíche é ''pra matar a fome da gente''. Numa situação de formalidade, contudo, teremos o cuidado de substituir o ''pra'' pelo ''para'' e o ''a gente'' por ''nós''.

Esses são só alguns exemplos de variação linguistica. E servem para deixar claro que o conceito de ''erro'' é relativo.

(Texto retirado da revista ''Coquetel Palavras Cruzadas - Nível Desafio n° 2'')

Conseguiram encontrar todos os ''erros''?
Coloque nos comentários os que identificou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente.
Deixe seu escrito no Velhos Escritos